Social 19.05.2023

BP Bunge Bioenergia direciona patrocínio de R$ 2,4 milhões a projetos culturais que levam aprendizado e entretenimento a jovens brasileiros

Iniciativas apoiadas pela companhia colaboram com a formação, o senso crítico, a inclusão e a criatividade de crianças e adolescentes em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins

por BP Bunge

Atenta ao desenvolvimento social e ao bem-estar das comunidades onde atua, a BP Bunge Bioenergia apoia uma série de projetos culturais orientados pelas Leis de Incentivo à Cultura, ao Esporte e aos Fundos da Criança e do Adolescente. As ações formativas, realizadas em 2022 e 2023, contam com R$ 2,4 milhões em patrocínio da empresa e ocorrem em escolas públicas, instituições e espaços culturais dos municípios e regiões de Edéia e Itumbiara (GO), Ponta Porã (MS), Santa Juliana, Frutal, Itapagipe e Ituiutaba (MG), Ouroeste, Orindiúva, São Paulo e Pontes Gestal (SP) e Pedro Afonso (TO), locais que contam com unidades da companhia.

Com o foco em crianças e adolescentes, as iniciativas trazem espetáculos, palestras, bate-papos, distribuição de livretos, gibis e audiolivros, utilizando recursos lúdicos e educativos a fim de estimular diversas reflexões entre os jovens. Para o público infantil se destacam o “Cine Boa Praça”, com exibição gratuita de filmes, e as peças teatrais “O Reino Sustentável de Oz”, “Guardiões da Floresta”, “TransformAção” e “A vida de Ben”, que tratam de preservação ao meio ambiente, economia sustentável, higiene, reciclagem e como lidar com o bullying.

Já para os adolescentes há projetos como “Cultura videomaker – Produção de vídeos com celulares”, que aborda conteúdos técnicos de roteirização, plano de filmagem, captura e edição de imagens e sons, montagem e finalização. A ação objetiva impactar a vida de jovens de baixa renda, produzir conteúdos importantes e ampliar oportunidades profissionais.

Também nesse sentido, o Programa de Aprendizagem II oferece oficinas para o desenvolvimento de habilidades gerais ao mercado de trabalho, competências socioemocionais, educação financeira, atendimento ao cliente, plano de vida, entre outros temas, beneficiando durante 12 meses jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

Para valorizar a relação entre esporte e saúde, o “Circuito Marilson” irá realizar, com patrocínio exclusivo da BP Bunge Bioenergia, no dia 02 de setembro de 2023, uma corrida de rua para até 800 participantes em Orindiúva, São Paulo. Em um percurso de 5 quilômetros, a ação é promovida pelo corredor brasileiro Marilson Gomes dos Santos, três vezes campeão da Corrida de São Silvestre e duas na Maratona de Nova York.

Já o projeto “Fazendo arte: Inclusão para todos” é voltado à inclusão de pessoas com e sem deficiência, em vulnerabilidade social, por meio de oficinas de artes plásticas, gravuras e estamparias, atividades que auxiliam os participantes a desenvolverem seus aspectos cognitivos, motores, criativos e sociais. E para todas as idades, o “Brincando na Praça” conta com atividades esportivas, físicas e recreativas, visando despertar a curiosidade, o pertencimento e o compartilhamento de experiências, estabelecendo um elo entre cidadão – crianças e adultos – e a comunidade.

“A cultura desempenha um papel vital na educação e no desenvolvimento das pessoas. Assim, os projetos apoiados pela BP Bunge Bioenergia, por meio dos instrumentos legais de incentivo fiscal, buscam enriquecer a formação de crianças e jovens de diversas comunidades, fomentando a criatividade, o pensamento crítico e o acesso a diversas formas de expressão artística”, ressalta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.

Categorias

  • Social