Renováveis

A CANA-DE-AÇÚCAR É UM MODELO CIRCULAR QUE PERMITE O REAPROVEITAMENTO EM SEU CICLO

Nas nossas plantas industriais produzimos energias renováveis, como o etanol e a bioeletricidade, fundamentais para um futuro mais sustentável.

O etanol e a bioeletricidade emitem menos Gases de Efeito Estufa (GEE), o que cria oportunidades de uma participação ativa na economia de baixo carbono. Um movimento importante para o cenário das mudanças climáticas!

O etanol produzido por meio da cana-de-açúcar apresenta, em média, 90% menos GEE, se comparado à gasolina brasileira.

Trata-se de uma das grandes alternativas para o setor de biocombustíveis. E é um produto que também mostra a versatilidade da cana-de-açúcar.

ETANOL

BIOELETRICIDADE

ETANOL

Da mesma matéria prima, é possível produzir diferentes tipos de etanol: para combustível (etanol anidro misturado à gasolina e etanol hidratado, abastecido diretamente nos tanques dos veículos), assim como para conversão em plástico verde, produtos químicos, farmacêuticos e bebidas. 

Temos uma ampla estrutura logística para armazenamento e transporte do etanol que é vendido para diversas regiões do país.

A tancagem nas unidades soma 700 mil m³, aliados a 120 mil m³ no terminal Opla, em Paulínia (SP) e outros 15 mil m³ no Porto de Santos (SP).

Nossa capacidade de produção de 1,7 milhão de m³ de etanol por ano, daria para completar de uma só vez, o tanque de todos os carros do Brasil – 37 milhões de veículos!

BIOELETRICIDADE

Com a cogeração de energia abastecemos nossas 11 unidades agroindustriais e ainda comercializamos o excedente produzido para a rede do Sistema Interligado Nacional, o que garante complementaridade ao sistema hidrelétrico. O pico da nossa geração acontece durante a época de poucas chuvas, aumentando a segurança energética do País.

A bioeletricidade gerada a partir da cana-de-açúcar é a quarta fonte mais importante da matriz elétrica brasileira.

Podemos exportar até 1,4 mil GWh de energia, que é capaz de iluminar durante um ano inteiro uma cidade com mais de 530 mil habitantes.