Transparência

NOSSO MAIOR COMPROMETIMENTO É COM A SEGURANÇA DAS PESSOAS E UM FUTURO COM MAIS ENERGIA LIMPA E PROCESSOS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS

Segurança é um tema presente nas rotinas das nossas equipes. Avaliar riscos e evitar acidentes com as pessoas e danos ambientais são a base para operações seguras e de alta performance, mas acima de tudo são essenciais para preservar vidas e fortalecer o desenvolvimento humano, social e ambiental.

Por isso, trabalhamos de forma integrada no assunto: cultura, comportamentos, processos e ferramentas de avaliação de risco, como o Stop Work, que incentiva todos os colaboradores a parar qualquer atividade nas unidades, caso identifiquem eventuais riscos, até que eles sejam sanados.

Ou seja, todos têm o dever de interromper atividades que gerem riscos inaceitáveis.

Outro item importante que merece destaque no nosso processo produtivo é que 100% da nossa colheita de cana de-açúcar é mecanizada e, por essa razão, nunca utilizamos o fogo no manejo dos canaviais, em nenhuma das nossas áreas de atuação. Inclusive temos um amplo Programa de Prevenção e Combate a Incêndios.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, referente à safra 2020/2021 (1º de abril de 2020 a 31 de março de 2021), está em fase final de elaboração.

O documento será atualizado a cada ano safra, vai conter informações financeiras e não financeiras e está sendo desenvolvido de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), na versão GRI Standards, opção “Essencial”. Também estão sendo considerados os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em breve disponível aqui!

CERTIFICAÇÕES

Para garantir a sustentabilidade e qualidade do nosso processo produtivo temos a seguintes certificações:

RENOVABIO

Todas as nossas unidades são certificadas. É o programa nacional de incentivo à produção de biocombustíveis, para tornar a matriz energética brasileira mais renovável, gerar maior segurança energética e reduzir a emissão de gases de efeito estufa por toda a cadeia.

BONSUCRO

Certificação direcionada à cadeia de produção e suprimento de cana-de-açúcar, visando reduzir impactos socioambientais. Para garantir a certificação, são auditadas fazendas, frentes agrícolas e áreas industriais, bem como são realizadas entrevistas com nossos colaboradores. Confira aqui as unidades certificadas.

EPA

Registro na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA – Environmental Protection Agency), que confirma o etanol como um biocombustível avançado e permite a exportação do nosso etanol para o mercado norte-americano. Confira aqui as unidades certificadas.

ETANOL MAIS VERDE

Implementado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, reconhece boas práticas como a adequação ao Código Florestal brasileiro, técnicas de conservação e utilização adequada do solo, eliminação do uso do fogo na colheita, conservação e reúso da água, medidas de proteção à biodiversidade, prevenção e combate a incêndios florestais, entre outras. Confira aqui as unidades certificadas.

SELO ENERGIA VERDE

Oferecido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA) em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), para quem trabalham com energia neutra em emissões de gás carbônico. Confira aqui as unidades certificadas.

FSSC 22000

Desenvolvida para os sistemas de gestão de segurança de alimentos para consumo humano e para animais. Além disso, inclui também requisitos para o transporte e armazenamento dos alimentos. Integra a ISO 22000, e é apoiada pela Confederação das Indústrias Alimentares da UE (CIAA) e aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI). Confira aqui as unidades certificadas.

MADEIRA LEGAL

Certificado da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Atesta que toda a lenha comprada e utilizada para as nossas operações industriais não é originada do comércio ilegal de madeira da Amazônia dentro do Estado e que há consumo responsável desta matéria-prima. Além disso, todo volume declarado é convertido em árvores para reposição florestal. Confira aqui as unidades certificadas.

CARB

A certificação na California Air Resources Board é exigida para exportação de biocombustíveis aos Estados Unidos da América. O objetivo da CARB é a proteção do público contra os efeitos danosos da poluição do ar e desenvolver programas e ações que combatam as mudanças climáticas. Com essa certificação geramos notas de intensidade de carbono que garantem a conformidade com os padrões de sustentabilidade durante o processo produtivo e de transporte de etanol.

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL

O Plano de Gestão Ambiental traz consigo os programas ambientais, seus respectivos requisitos, metodologias, cronogramas de execução com status de andamento das atividades relacionadas, metas e fontes de evidência do atendimento a estes programas. Além dos programas ambientais, também são abordados programas relacionados com a área de meio ambiente que estão inseridos no escopo da Certificação BONSUCRO.