Sustentabilidade 06.05.2024

Projeto une arte e inovação para promover reflexão sobre sustentabilidade junto aos jovens

A iniciativa “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”, patrocinada pela BP Bunge Bioenergia e desenvolvida pela Loa Produções Culturais com o Ministério da Cultura, realiza programação com alunos da Escola Senai de Itumbiara

por BP Bunge

O projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade” chegou a Itumbiara (GO) na última terça-feira (30), com uma programação voltada aos alunos da Escola Senai no município. O projeto, que visa fomentar o pensamento criativo, inovador, além de estimular a conscientização ambiental junto ao público jovem, é um patrocínio da BP Bunge Bioenergia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Loa Produções Culturais e o Ministério da Cultura.

“A BP Bunge Bioenergia apoia diversos projetos de educação, esporte e cultura que geram impacto social positivo nas comunidades em que atuamos, como é o caso de Itumbiara, onde está localizada uma de nossas unidades. Com este projeto, estamos colaborando com o estímulo à criatividade, à inovação e com o crescimento da conscientização ambiental, questões que consideramos de extrema importância para a formação da juventude”, comenta Mara Pinheiro, diretora de comunicação, relações institucionais e ESG da companhia. Por meio das leis de incentivos, a companhia já investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 8 milhões que já impactaram mais de 24 mil pessoas.

A iniciativa, que tem foco em criar uma sinergia entre os conceitos de arte e inovação para trazer reflexões sobre os desafios relacionados à sustentabilidade, apresentou na primeira parte do evento em Itumbiara o espetáculo teatral Água à Vista, cujo roteiro aborda questões relacionadas à escassez de água. Na sequência, os espectadores foram convidados a participar de uma competição de ideias (o chamado hackathon) durante a qual tiveram oportunidade de se colocarem como protagonistas no desenvolvimento de soluções voltadas à preservação do planeta, estimulando-os a pensar em ações efetivas para questões reais enfrentadas na sociedade.

As ideias sugeridas pelos estudantes foram apresentadas a um grupo de jurados, sendo que, às três de maior destaque foi concedido um certificado de reconhecimento. Além disso, todos os participantes receberam certificado de participação, além de um kit contendo uma revista educativa com informações sobre inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e Habilidades do Futuro delineadas pelo Fórum Econômico Mundial.

Vale pontuar ainda que o projeto movimenta diversas entidades locais ao convidar parceiros regionais, como empresas, organizações e instituições para se unirem à ação por meio da oferta de mentorias, por exemplo. No caso de Itumbiara esses agentes participantes foram as instituições Hub Goiás (Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador), BlackStars, MulheresGO, TCM (Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás) e FAJE (Federação das Associações dos Jovens Empreendedores e Empresários) do Estado de Goiás.

A perspectiva é que a iniciativa chegue, em 2024, a cinco estados brasileiros, impactando cerca de 3.500 pessoas.

Categorias

  • Sustentabilidade
  • Social