Social 30.08.2023

Projeto Cultura Videomaker ensina jovens de baixa renda de Pedro Afonso (TO) a produzirem conteúdo audiovisual para canais digitais

Idealizada pela Numen Produtora, iniciativa conta com patrocínio da BP Bunge e tem entre objetivos promover a inclusão digital e ampliar oportunidades dos jovens no mercado de trabalho

por BP Bunge

Entre 12 de setembro e 20 de outubro acontece em Pedro Afonso o projeto Cultura Videomaker, idealizado pela Numen Produtora, com patrocínio da BP Bunge Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A proposta é capacitar jovens de baixa renda para a produção de vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição.

O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, realizada pela Rede Conhecimento Social em parceria com o IBOPE Inteligência, que ouviu 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, em 2019, e evidenciou o quanto a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a web favorece a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a materiais sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.

Em diálogo com essa realidade, o Cultura Videomaker tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual, promover a inclusão digital, melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral, além de ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho. A programação do projeto inclui a realização de palestras e oficinas de audiovisual, as aulas abordam assuntos como roteirização; escaleta; decupagem e plano de filmagem; captura e edição de imagens; captura e edição de sons; montagem e finalização; retoques; digital influencer; Google e seus aplicativos; softwares gratuitos de edição de imagem e som; e desenvolvimento e gerenciamento de canais no YouTube.

Até o final do ano, o Cultura Videomaker deve passar pelos municípios de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), São Paulo (SP) e Pedro Afonso (TO), e oferecer a formação gratuita para 450 jovens a partir de 13 anos.

“Não há dúvidas de que a internet e os canais digitais democratizaram a forma como as pessoas consomem e produzem conteúdo.  Ter domínio sobre este tema e entender as oportunidades que ele pode gerar no futuro é algo que pode fazer toda a diferença. A decisão de apoiar o projeto se deu justamente por considerá-lo como um excelente começo para que os jovens se desenvolvam na cultura audiovisual digital, garantindo assim diferenciais significativos para o seu desenvolvimento e qualificação profissional”, comenta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.

Categorias

  • Social