Social 15.10.2020

Grupo Boticário, BP Bunge e Positivo doam 30 mil litros de álcool a 50 hospitais de Norte a Sul do Brasil

Empresa de bioenergia forneceu álcool líquido para envase pela gigante de cosméticos, que com doação financeira do Instituto do grupo educacional produziu 350 mil unidades para auxiliar no combate ao novo coronavírus

por BP Bunge

Os grupos Boticário e BP Bunge Bioenergia e o Instituto Positivo se uniram em uma parceria solidária para garantir o acesso a 30 mil litros de álcool líquido a hospitais de nove Estados, a partir da última semana de setembro. A ação em cooperação envolveu o fornecimento de álcool 70% pela BP Bunge, a contribuição financeira do Instituto Positivo e o envase do produto por parte do Grupo Boticário. A coalizão permitiu a produção de 350 mil unidades que serão disponibilizadas a cerca de 50 hospitais de nove Estados (Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins). A ação conta também com uma parceria com as secretarias estaduais de Saúde de quatro desses Estados: AM, CE, PE e RN.

Desde março, quando a pandemia da Covid-19 começou a se espalhar pelo Brasil, o Grupo Boticário trabalhou para garantir o máximo de parcerias para levar itens de higiene para populações em situação vulnerável de todas as regiões do País. A união com a CUFA (Central Única das Favelas) e outras iniciativas como a Gerando Falcões e a União Rio, garantiu que as 216 toneladas em itens de higiene produzidas pelo Grupo Boticário chegassem a todos os Estados brasileiros.

“Ao longo deste período tão conturbado, uma das lições que todos aprendemos é a que a cooperação é a melhor forma de vencermos as barreiras. Por isso, ter ao lado parceiros como a BP Bunge e o Instituto Positivo para potencializar nosso alcance e ajudar tantas pessoas é extremamente importante. Só com esse espírito entre empresas em prol da sociedade poderemos passar por essa crise de saúde global e ajudar na construção de um País mais justo e consciente”, disse Eduardo Fonseca, diretor de Assuntos Institucionais do Grupo Boticário.

Com esse mesmo espírito, a BP Bunge Bioenergia promoveu parcerias e participou de campanhas que ampliaram os resultados de suas ações individuais nesse período de pandemia, que somam a doação de mais de 266 mil litros de álcool a comunidades, hospitais, organizações e entidades governamentais. Na maior delas, a Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar contou com o apoio de dezenas de usinas para doar mais de 1 milhão de litros de álcool 70% a comunidades de seis Estados do País. No Mato Grosso do Sul, a empresa participou de campanha da Biosul, Federação das Indústrias e Senai locais para a doação de cerca de 36 mil máscaras de proteção à população. Participou ainda de campanhas de doação de álcool 70% promovidas por Siamig e Sifaeg, sindicatos que representam a indústria sucroenergética em Minas Gerais e Goiás, respectivamente.

“Contar com o apoio desses grandes parceiros, como O Boticário e o Instituto Positivo, nessa ação para a doação de álcool 70% nos dá a certeza de que nossos esforços para ajudar as pessoas a se prevenirem contra a Covid-19 terão muito mais potencial de serem bem-sucedidos. Atitudes como esta, que mobilizam empresas, engajam entidades e envolvem governos, certamente estão contribuindo para que possamos voltar o mais breve possível à normalidade”, afirma Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.

Já o Grupo Positivo, por meio do Instituto Positivo, doou mais de R$ 650 mil para contribuir com ações de combate à Covid-19. Seu principal esforço foi para viabilizar e investir financeiramente na campanha “O Amor Contagia”, encabeçada por uma coalizão de importantes instituições privadas e públicas do Estado do Paraná, a exemplo das promotorias de Justiça do Ministério Público do Paraná e do Ministério Público do Trabalho.

A campanha já beneficiou mais de 130 instituições sociais e 29 hospitais do Paraná. Para a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, o momento fez as empresas se atentarem à atuação social. “Considerando o momento excepcional trazido pela pandemia, tem sido importante pensar em diferentes formas de contribuir, fazer coalizões e atender às necessidades da comunidade. Nesse sentido, a parceria com o Boticário e a BP Bunge foi mais uma excelente oportunidade de unirmos esforços de organizações que atuam em áreas tão distintas, mas que, ainda sim, encontraram algo em comum: o propósito de proteger o que temos de mais valioso: a vida”, afirma.

Eliziane alerta que, enquanto a pandemia continua fazendo muitas vítimas, as doações vêm caindo abruptamente desde o mês de junho, no País. Segundo levantamento da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), as doações para o enfrentamento à Covid-19 no Brasil já ultrapassaram R$ 6 bilhões. Com um total de 492.710 doadores, a Associação contabilizou o maior montante nos meses de abril e maio, mas em junho e julho as doações caíram 90%, em relação à média dos dois meses anteriores. “A queda nas doações já era esperada, mas, enquanto a pandemia continuar fazendo vítimas, precisaremos continuar, como sociedade, oferecendo nosso tempo, talento e recursos, em especial, para atender a população mais vulnerável e que continuarão precisando do nosso apoio. ”, ressalta a diretora do Instituto Positivo.

Categorias

  • Social