Eventos 27.07.2023

Encontro debate papel de políticas setoriais, investimentos e inovação para aumento da produtividade no campo

Evento organizado por Canaplan e CTC reuniu entidades e empresas em torno do tema produtividade; na ocasião, BP Bunge destacou o potencial do setor sucroalcooleiro na transição energética

por BP Bunge

O “II Encontro Técnico: Produtividade – A essência Para Competir” teve início nesta quinta-feira, 27/07, no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba (SP). Realizado em conjunto com a consultoria técnica Canaplan, o evento terá sequência nesta sexta-feira, 28, para discutir os vários ângulos que envolvem a produtividade no campo, desde variedades de cana-de-açúcar e a qualidade da matéria-prima, manejo e novas tecnologias, até políticas setoriais e investimentos – no segundo dia, inclusive, serão feitas visitações ao campo e análises de produtos.

Na quinta-feira, o encontro trouxe apresentações e debates com lideranças de entidades agrícolas e de unidades produtoras. Representando a BP Bunge Bioenergia na oportunidade, o CFO Marcus Schlösser ressaltou como as políticas setoriais desempenham um papel fundamental na promoção do investimento em tecnologias e práticas mais produtivas no campo. Nesse sentido, foram destacadas medidas como incentivos fiscais, subsídios e financiamentos, pesquisa e desenvolvimento, capacitação e educação, parcerias público-privadas, certificações e selos de qualidade e a melhoria da infraestrutura agrícola.

Schlösser enfatizou que a bioenergia produzida a partir da cana-de-açúcar tem uma função essencial na descarbonização da matriz energética e de transportes, e citou o caso do Renovabio, salientando como o programa tem se mostrado apto a efetuar seu objetivo de incentivar o investimento em capacidade produtiva, no sentido de atender uma demanda cada vez maior de transição da matriz energética veicular dos combustíveis fósseis para combustíveis renováveis.

“A BP Bunge está empenhada em reduzir consistentemente sua pegada de carbono na produção de etanol, com o objetivo de aumentar a oferta de Créditos de Descarbonização (CBios) no mercado. Para atingir esse objetivo, a empresa vem implementando uma série de projetos que visam adotar as melhores práticas agrícolas, utilizar fertilizantes biológicos e sustentáveis, reduzir o consumo de diesel nas operações no campo e explorar tecnologias que possam, inclusive, substituir o uso de diesel. Essas iniciativas têm como objetivo impulsionar a sustentabilidade ambiental e promover a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis no setor”, disse Schlösser.

Categorias

  • Eventos