Eventos 10.08.2023

Conexão Carreira: BP Bunge participa de feira de recrutamento online para captação de jovens talentos

Estudantes de 565 universidades brasileiras terão a oportunidade de conhecer mais sobre o negócio da companhia e as iniciativas que contribuem para o ingresso de jovens no mercado de trabalho

por BP Bunge

De acordo com uma pesquisa conduzida pela FGV, o agronegócio gerou, no Brasil, 359,6 mil vagas formais de trabalho entre 2019 e 2022. O resultado demonstra não só a solidez do segmento para a economia do país, como ressalta a relevância das empresas na criação de vagas em regiões com poucas oportunidades ― especialmente para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. E, sob essa ótica, a BP Bunge Bioenergia, uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, bioeletricidade e açúcar, tem atuado para criar possibilidades para atrair jovens talentos por meio de programas de estágio, de trainees e, até mesmo, para o desenvolvimento de lideranças na área de engenharia.

Assim, para reforçar ainda mais os laços com esse público, a companhia participará do Conexão Carreiras, feira de recrutamento organizada pela Empower com o objetivo de conectar empresas com os mais diversos talentos de 565 universidades dos 27 estados do Brasil. O evento é 100% online e acontece entre 14 e 17 de agosto.

“A BP Bunge Bioenergia investe no desenvolvimento das pessoas como parte de sua estratégia para se tornar uma empresa de referência no setor. Geramos oportunidades para jovens talentos através dos nossos programas de portas de entrada, como estágio, menor aprendiz, trainee e engenheiro. Eles podem desenvolver suas carreiras conosco, em várias áreas de atuação, ao se conectarem com a nossa cultura e valores. Esse foco e investimento nas pessoas que temos é fundamental para o crescimento sustentável do nosso negócio”, afirma Cesar Bresciani, diretor de Recursos Humanos da companhia.

Representando a BP Bunge Bioenergia no Conexão Carreiras, no dia 16 de agosto, Marcelo Annes, Superintendente de Originação, fará uma palestra contando sobre a sua carreira, a dinâmica de trabalho na BP Bunge, o momento de franco crescimento que o negócio vive e o que se espera de um líder dentro da empresa. Além disso, o executivo explicará o que é o setor de Originação e os desafios que a área proporciona aos profissionais.

“A Originação é a área que faz todo o processo de captação de terras e de matéria-prima, para complementar a produção necessária para otimizar cada vez mais a capacidade produtiva de nossas plantas industriais. Somos uma agroindústria que trabalha com a terra, com a agricultura, para cultivar cana-de-açúcar e transformá-la em etanol, açúcar e bioeletricidade. A jornada atuando numa área tão fundamental para o sucesso da empresa tem sido muito gratificante e estou feliz de poder contar um pouco a respeito no evento”, comenta Annes.

Buscando jovens talentos

A BP Bunge possui três iniciativas para captação de jovens talentos em momentos diferentes de vida e carreira: Programa de Estágio; Programa de Trainees e Programa Jovens Engenheiros. O primeiro tem como objetivo principal oferecer um programa de desenvolvimento de estudantes do ensino superior que tenham interesse em conhecer e atuar no setor sucroenergético para ocupar, inicialmente, posições como assistentes ou analistas nas operações da companhia, nas áreas da indústria, agrícola, administrativas e corporativas.

O Programa de Trainees tem o objetivo de estimular e preparar jovens recém-formados para desenvolverem suas carreiras em cargos de especialista nas operações agrícola e industrial; e nas áreas corporativas como comercial, finanças e TI, numa jornada de muita aprendizagem, desafios e crescimento. A trilha de desenvolvimento é focada nas competências necessárias para o negócio e o principal objetivo é ajudá-los a adquirir experiência e conhecimentos para alavancar suas carreiras. Os jovens profissionais contam, também, com um sistema de job rotation e programas de tutoria e mentoria.

Já o Programa Jovens Engenheiros é dedicado à formação das futuras lideranças operacionais. O projeto acelera a carreira de profissionais que possuem entre três e cinco anos de formação, além de vivência no setor sucroenergético ou em operações de grandes indústrias. O objetivo é capacitar colaboradores, como coordenadores e especialistas nas operações. Os aprovados têm um programa de desenvolvimento em temas como a cultura BP Bunge e toda a cadeia de valor da companhia (agrícola, indústria, comercial e financeiro); além da metodologia de projetos.

“Entre 2019 e 2022, contratamos 180 estagiários, 32 jovens recém-formados para ocuparem vagas de trainee; além de 21 profissionais para o Programa Jovens Engenheiros. Todas essas iniciativas têm duração de 12 meses e o índice de retenção que alcançamos após esse período são muito bons: mantivemos 63%, 59% e 67% desses colaboradores, respectivamente”, finaliza Bresciani.

Categorias

  • Eventos