BP Bunge leva projeto cultural para oito cidades paulistas
Iniciativa pedagógica conta com apresentação teatral e brincadeiras para estimular crianças no aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa
por BP BungeNos meses de setembro e outubro, oito municípios do Estado do São Paulo receberão o projeto cultural “O Que Será? Brincar e Aprender”. O objetivo da iniciativa, com apoio da BP Bunge Bioenergia, uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do país, é fazer da cultura e da diversão instrumentos de apoio pedagógico.
A programação inclui teatro, exposição de brinquedos feitos com materiais recicláveis e brincadeiras, com início em Américo de Campos, na terça-feira, dia 20. Na sequência, a turnê passa por Icém, Orindiúva, Ouroeste, Paulo de Faria, Pontes Gestal, Populina e Riolândia. No total, serão 21 apresentações do projeto que é realizado por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“O desenvolvimento econômico das comunidades passa também pela formação social, que se constrói com iniciativas de cunho educacional e de estímulo à cultura”, comenta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.
A iniciativa é aberta para toda a comunidade e com entrada é gratuita. Para contribuir com a formação das crianças dessas cidades, as secretarias municipais de Educação foram convidadas a participar levando alunos das escolas públicas para o evento.
Sobre a peça
A peça será apresentada em teatros e locais públicos, com entrada franca. Nas cidades onde houver necessidade de suporte para deficientes auditivos, o espetáculo contará com intérprete de libras. A história mostra dois amigos que participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas.
Em cada apresentação há diferentes possibilidades, podendo ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e outras atividades. Os amigos utilizam um dado e descobrem qual aventura irão fazer, tendo três possibilidades a cada jogada. No espetáculo, o teatro é visto como um jogo e o ator o seu jogador, trabalhando temáticas de nossa cultura popular.
Essa metodologia permite trabalhar temáticas presentes no currículo pedagógico, envolvendo noções matemáticas com números e formas geométricas, bem como de língua portuguesa com seus diversos gêneros textuais (músicas, fábulas, receitas, piadas, adivinhas, trava-línguas etc.), oferecendo aos professores um amplo repertório de possibilidades de abordagens do conteúdo em sala de aula.
Exposição Reciclar e Brincar
Além da peça teatral, os dois atores apresentam a exposição paralela “Reciclar e Brincar”, com brinquedos e brincadeiras confeccionadas com materiais recicláveis e reutilizáveis. São apresentados brinquedos e brincadeiras que as crianças podem fazer em casa e na escola.
AGENDA
Setembro
Américo de Campos: 20/9 – 10h e 13h
Auditório do DMEC –Rua Nossa Senhora Aparecida
Paulo de Faria: 21/9 – 8h30, 10h e 13h30
Centro de Convivência do Idoso – Rua 13 de maio s/ n
Pontes Gestal: 22/9 – 8h e 14h
Quadra Municipal – CEM “Frederico Pontes Gestal” – Rua Luiza Mori Barbosa, 101
Riolândia: 23/9 – 8h, 9h30 e 14h
Centro Comunitário – Rua 8 s/n – Centro
Outubro
Ouroeste: 4/10 – 8h30, 10h e 13h
Centro de Eventos José Nubiato Silva – Av. dos Bandeirantes, 2255 – Jardim Sarinha
Populina: 5/10 – 9h e 10h15
Centro Comunitário Municipal – Rua Vitória, 1120
Orindiúva e Icém: datas, locais e horários a confirmar