Sustentabilidade 18.10.2022

BP Bunge Ituiutaba apresenta central de combate a incêndios a autoridades

Representantes dos poderes executivo e legislativo locais conheceram as tecnologias e estratégias de prevenção e combate ao fogo

por BP Bunge

Autoridades e representantes de órgãos públicos foram recebidos na unidade da BP Bunge Bioenergia de Ituiutaba, na região do Triângulo Mineiro, na manhã de sexta-feira, 14 de outubro. O grupo conheceu as instalações da Central de Combate a Incêndios Agrícola e as estratégias de prevenção ao fogo.

O encontro contou com a participação da Prefeitura e Câmara de Ituiutaba, Prefeitura de Gurinhatã, Polícia Ambiental, Sindicato dos Produtores Rurais, Secretaria do Meio Ambiente, Empresa IB e Corpo de Bombeiros. Durante a visita, foram abordadas também as principais preocupações relacionadas a incêndios criminosos e as iniciativas implementadas pela empresa para minimizar os efeitos ao meio ambiente e à população.

“Incentivar a conscientização e responsabilidade sobre o tema é papel de todos. Anualmente, ampliamos nossos investimentos na estrutura de prevenção e combate e em campanhas para estimular a reflexão da sociedade e orientar as comunidades”, diz Alex Squinca, Superintendente Agrícola da BP Bunge no Cluster Centro. “Atuamos de forma a promover valores social, ambiental e econômico, respeitando os colaboradores, as comunidades, o meio ambiente e desenvolvendo as áreas onde operamos”.

Dentre as iniciativas apresentadas aos convidados estão as torres de observação com câmeras de alta definição para identificação de focos. Instaladas nesta safra, as câmeras, com inteligência artificial, fazem um giro de 360º sobre as áreas agrícolas, a cada dois minutos. Além de detectar rapidamente a fumaça em níveis iniciais, a triangulação entre elas possibilita indicar exatamente o local da ocorrência.

Essa tecnologia se soma a outras soluções, como o monitoramento via satélite. O recurso, interligado ao SmartLog, a central de logística para gestão agrícola localizada em São Paulo (SP), envia alertas de possíveis áreas de riscos. As informações dão mais precisão e efetividade para as equipes de combate, que dispõem de ampla estrutura com caminhões-bombeiro, caminhões-pipa, e brigadistas treinados.

Categorias

  • Sustentabilidade