Social 12.04.2024

BP Bunge apoia projeto que incentiva o hábito da leitura entre crianças

Projeto Baú Mágico promove ações criativas a fim de estimular a leitura entre alunos de instituições públicas de cidades do interior de São Paulo

por BP Bunge

Crianças das cidades paulistas de Palestina, Icém e Orindiúva participaram nos últimos dias 06, 07 e 08, da 1ª edição do Projeto “Baú Mágico”. O projeto viabilizado pela lei de incentivo do estado de São Paulo (PROAC), realiza oficinas de leitura e contação de histórias para crianças entre 6 e 12 anos e conta com patrocínio da BP Bunge — uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, açúcar e bioeletricidade —, produção da Faço Arth Produções e apoio da Komedi. Além das oficinas de contação de histórias, o projeto também realizará a doação de cinco estruturas de bibliotecas para organizações sociais das cidades onde as leituras serão realizadas. Foram 70 crianças por ação, totalizando 350.

Por meio do estímulo à leitura, as crianças têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, tais como compreensão, raciocínio, concentração e memória, ao mesmo tempo em que são incentivadas a explorar sua criatividade e habilidades de comunicação.

“Apoiamos iniciativas em linha com nossa política de responsabilidade social, que possui foco na educação, meio ambiente e no fortalecimento das comunidades em que estamos inseridos. O projeto ‘Baú Mágico’ segue essa diretriz, uma vez que promove a leitura por meio de histórias envolventes, incentivando o hábito de ler. Acreditamos que dessa maneira podemos enriquecer a formação de crianças e jovens, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e acesso a expressões artísticas.”, comenta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da BP Bunge Bioenergia.

A prática da leitura oferece diversos benefícios aos seus praticantes, especialmente quando iniciada desde a infância. Nesse contexto, o projeto “Baú Mágico” surge como uma iniciativa que capacita instituições sem fins lucrativos a exercerem um papel de influência na promoção da importância da leitura, por meio de doações de estruturas de bibliotecas completas, contendo um acervo de livros infantis, e outros recursos culturais como fantoches em feltro e brinquedos educativos, entre outros.

O projeto também inclui a realização de oficinas de leitura e contação de histórias, cada uma destinada a grupos de até 70 crianças e com duração de 90 minutos. É importante destacar que todas essas atividades são oferecidas de forma gratuita e realizadas em instituições sem fins lucrativos, hospitais públicos ou centros culturais, visando atingir um público diversificado.

Estruturas

Para a realização das oficinas, as estruturas dispõem de uma seleção de 60 livros infantis clássicos, juntamente com obras literárias brasileiras, onde 50 desses livros são impressos em tinta, enquanto os outros 10 são em Braille. Adicionalmente, há um acervo de 20 fantoches de mão em feltro que são utilizados para enriquecer as oficinas. O projeto também inclui uma variedade de 10 jogos e brinquedos culturais, os quais possibilitam a síntese da contação de histórias de maneira vívida, divertida e lúdica. Entre esses recursos estão blocos estruturais, quebra-cabeças cenográficos, jogos da memória e estruturas lógicas.

Oficinas de contação de história e leitura

Nas oficinas de contação de histórias, os participantes são introduzidos ao universo da leitura. Por meio de atividades lúdicas e imersivas, os alunos têm a oportunidade de se envolver ativamente nas histórias, criando personagens e contribuindo para o desenvolvimento da narrativa. Dessa forma, proporciona-se, de maneira participativa, o contato com obras infantis brasileiras, enquanto se aprimoram habilidades como improvisação, criação de enredo, compreensão contextual, expressão oral, modulação vocal, e criatividade. O objetivo é estimular a imaginação e a organização do pensamento dos participantes.

Serviço “Baú Mágico” em Palestina/SP, Icém/SP e Orindiúva/SP

Categorias

  • Social