Institucional 14.06.2024

Ponte do Rio Turvo: BP Bunge apoia reforma da principal via de acesso entre Orindiúva e São José do Rio Preto

Local estava interditado a cerca de um ano. Companhia contribuiu com todo o processo de restauração, desde a avaliação da integridade estrutural até a reabilitação total

por BP Bunge

Na última quarta-feira (12/06) aconteceu em Orindiúva (SP) uma cerimônia que marcou a reinauguração da Ponte do Rio Turvo, que estava em manutenção após o surgimento de buracos na pista, em 2023, que impossibilitavam um tráfego seguro. Como este é considerado um importante acesso para a região, a BP Bunge Bioenergia, uma das líderes nacionais na produção de etanol, açúcar e bioeletricidade, ofereceu apoio para a recuperação da ponte, uma vez que tem uma de suas unidades (a usina Moema) instaladas no município.

A ponte, que liga Orindiúva à cidade de Palestina, é também a principal via de acesso para São José do Rio Preto e, portanto, tem uma grande relevância para a região, uma vez que por ela passam diariamente membros da comunidade que se deslocam para finalidades diversas, incluindo estudos, atendimento médico, passeios, entre outros. O acesso à ponte, após a reforma, foi liberado apenas recentemente, em março deste ano.

A BP Bunge, em parceria com a administração pública, participou ativamente da reforma, tendo inclusive arcado com todos os custos envolvidos. “Nós contratamos uma empresa para avaliar a integridade da ponte, suas condições estruturais e funcionais, para garantir que a obra atendesse todos os requisitos necessários de segurança e qualidade”, explicou André Rocha, superintendente agrícola do cluster Sul, que também esteve presente na reinauguração.

Depois dessa fase de avaliação, seguiu-se as etapas da reforma em si, que incluiu toda parte de sinalização, manutenção paliativa e reabilitação total, também com apoio integral da companhia.

“Temos como uma premissa a geração de impacto positivo nas comunidades onde atuamos, por isso estamos sempre atentos às necessidades que existem no entorno de nossas unidades, não só por uma questão de impacto nos negócios, mas também para contribuir com a geração de benefícios para o dia a dia das pessoas que vivem nessas localidades, afinal elas impactam e são impactadas pelas nossas operações”, explica Mara Pinheiro, diretora da Comunicação, Relações Institucionais e ESG da BP Bunge.

A cerimônia de reinauguração da ponte contou com a presença de diversos profissionais da empresa (unidade Moema): Pedro Carneiro, gerente agrícola;; Diego Cruz, coordenador de C.T.T.; Glenio Guimarães, supervisor agrícola; Ronaldo Pin, gerente industrial; Pamela Batista, supervisora administrativa; Jéssica Nunes, analista de Recursos Humanos; João Maurício Ivan, gerente de Manutenção Automotiva; Denys Canevaroli, coordenador de Saúde e Segurança; e Rogério Naves, gerente de Parcerias com Fornecedores de Cana do cluster Sul.

Categorias

  • Institucional